O Dados do Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) apontam um crescimento de 7,9% no consumo de produtos médico-hospitalares no Brasil nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Fundada há dois anos, a Ottima Tecnologia em Saúde, empresa especializada na comercialização e distribuição de materiais médicos para ginecologia, urologia, cirurgia geral e gastro, foi criada nesse contexto. “Depois de mais 10 anos trabalhando com vendas de materiais médicos, tomei a decisão de abrir minha própria empresa e corrigir tudo o que via neste mercado. A empresa foi fundada em outubro de 2022, ou seja, um grande sonho se tornando realidade”, ressalta Alex Romanosk, CEO da Ottima Tecnologia em Saúde.
O executivo disponibiliza sistemas de vídeo cirurgia, instrumentadores 24 horas, instrumentais cirúrgicos e tudo que for necessário para o conforto do cirurgião e do paciente em um custo competitivo. O empresário enfatiza: “O que nós fazemos é levar tecnologia para hospitais menores, tendo a mesma qualidade de grandes hospitais, fazendo um atendimento personalizado que visa solucionar as necessidades de cada cliente”, diz.
O uso estratégico de dados e tecnologia não apenas aprimora os cuidados, mas também proporciona uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos de saúde. “Meu diferencial é o serviço que entrego. Não se trata apenas de vender um produto, e sim de como vender, da experiência por trás e, acima de tudo, da solução de problemas”, destaca o CEO.
As estatísticas apontam que o mercado está em crescimento. O segmento que mais se destacou foi o de “reagentes e analisadores para diagnóstico in vitro”, com um crescimento de 22%, seguido de “próteses e implantes – OPME” (4,2%) e “materiais e equipamentos para a saúde” (2,8%). O Brasil é o 11º mercado dessa indústria, com uma fatia de 1,4% das vendas mundiais. Entre janeiro e junho também foram registradas 6,8 milhões de internações no SUS, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2023. Houve um crescimento significativo de 21,5% nas internações para “métodos de diagnósticos em especialidades” e de 3,2% para “tratamentos clínicos (outras especialidades)”.
Romanosk confirma essa evolução e comemora os bons negócios. “Mesmo ainda sendo nova e centrada em São Paulo, nossa empresa teve um aumento de 100% no faturamento quando comparado a 2023. Atendemos cerca de 500 procedimentos cirúrgicos mensalmente”, conta. E finaliza: “Nós entendemos que nossos clientes precisam de uma estrutura melhor e maior, pois crescendo e melhorando, conseguimos da mesma forma crescer e maximizar nosso lucro. Isso se chama parceria”.