À frente da Ottima Tecnologia em Saúde, o visionário Alex Romanosk é um nato administrador de empresas. Depois de 10 anos trabalhando com vendas de materiais médicos, viu que poderia avançar em sua trajetória e, assim, abriu sua própria empresa e aprimorou tudo o que via que faltava nesse mercado. Hoje é o CEO de um negócio bem estruturado na comercialização e distribuição de materiais médicos para ginecologia, urologia, gastroenterologia e cirurgia geral.
No Brasil, os equipamentos e dispositivos médicos têm passado por um crescimento expressivo, impulsionado por fatores como o envelhecimento da população, o aumento na demanda por tratamentos médicos, avanços tecnológicos e a maior necessidade de infraestrutura de saúde, tanto pública quanto privada. Dados da ABIMED (Associação Brasileira de Indústria de Tecnologia) revelam que o setor movimento R$ 168 bilhões por ano, sendo 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto).
Formado em Administração, Negócios e Marketing pela UNIP (Universidade Paulista), o executivo sabe que dedicação, conhecimento, experiência e visão estratégica são fundamentais para quem deseja se sobressair no mercado de vendas. Por esse motivo, habilidades práticas são sempre bem-vindas para o sucesso. “Assim que assumimos qualquer serviço, já fazemos um trabalho de ‘auditoria’ junto a uma rede de médicos com os quais trabalhamos e, com isso, conseguimos ajudar os hospitais no aconselhamento sobre os materiais necessários para cada caso. Somente isso já pode trazer uma economia de 50% em casos cirúrgicos”, conta.
Alex pontua que não são apenas grandes empresas que podem fazer um programa de otimização estrutural, até porque o seu foco são nas de pequeno e médio porte. “O que nós fazemos é levar tecnologia para hospitais menores, tendo a mesma qualidade de grandes hospitais, fazendo um atendimento personalizado que visa solucionar as necessidades de cada cliente”, conta o CEO da Ottima Tecnologia em Saúde, que disponibiliza sistemas de vídeo cirurgia, instrumentadores 24 horas, instrumentais cirúrgicos e tudo que for necessário para o conforto do cirurgião e do paciente em um custo competitivo.
Comprometimento com o mercado de atuação e a vida das pessoas
Sempre atualizado sobre o setor em que trabalha, Romanosk busca continuamente o aperfeiçoamento dos seus serviços, procurando identificar e atender às necessidades do cliente. E isso, claro, focado também em seu compromisso com a vida e a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com fornecedores selecionados no estudo de novas tecnologias. Além disso, treina e qualifica seus colaboradores, sempre focando na eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. “Meu diferencial é o serviço que entrego. Não se trata apenas de vender um produto, e sim de como vender, da experiência por trás e, acima de tudo, da solução de problemas”, ressalta.
Com isso, oferece um plano de ação individual para cada necessidade das instituições, focado em segurança e funcionalidade, principalmente se o objetivo é o de crescimento. “Uma vez que iniciamos nosso atendimento, fazemos um estudo de como funciona o CME (Centro de Material e Esterilização) e todos os processos de nosso cliente. Com isso, fazemos treinamentos, o que ajuda na educação dos profissionais, na agilidade no centro cirúrgico, muitas vezes, o resultado é uma melhora de até 30% do fluxo”, esclarece o CEO.