De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 65 mil brasileiros estudam medicina na América Latina, principalmente Argentina, Bolívia e Paraguai. Essa estimativa representa mais de um terço do total de alunos de medicina que estudam no Brasil. Mas, diferentemente de muitos brasileiros que deixam o país para estudar Medicina e, posteriormente, voltam para atuar em seu país natal, a médica Dra. Paola Telles cresceu e viveu no Paraguai com seus pais, que são brasileiros, e foi por lá que iniciou sua trajetória na área. Sua mãe voltou para o Mato Grosso e, depois de formada, viu que para ficar perto da família também teria que se mudar para o Brasil.
Nesse panorama, encontrou um dilema dentro da sua profissão. “A medicina é universal, então, se você dominar os fundamentos médicos, será capaz de exercer a profissão em qualquer país do mundo. Apesar disso, meu caminho não foi fácil: logo após minha formação, o Brasil viveu um período de dois anos sem a existência de prova de revalidação – o famoso ‘Revalida’”, conta. Ela recorda que foi um período de incertezas e ansiedade. “Mesmo assim, nunca parei de estudar. Eu trabalhava seis horas por dia em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), participando como médica de família através do programa Mais Médicos, e diariamente dedicava cerca de oito horas a estudos experimentais para estar pronta quando finalmente surgisse o edital, que só aconteceu dois anos depois”, conta Dra. Paolla.
Depois de passar pela rigorosa prova de revalidação, que só a primeira fase teve uma prova teórica com duração de mais de 12 horas, conseguiu o diploma através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o que dá a ela registro ativo para exercer a profissão em dois países.
Atraída pela segurança, qualidade de vida e belas paisagens, se instalou no Sul do Brasil e até hoje é seu grande território de atuação, com foco principal na dermatologia e na área estética. “Poder ajudar outras mulheres a encontrarem sua autoestima e qualidade de vida, indo além da estética superficial, faz toda a diferença para mim. Meu método é realizar uma abordagem médica integral, com uma anamnese completa, solicitando exames detalhados e entendendo a paciente como um tudo, antes mesmo de partir para o procedimento estético em si”, pontua.
Sua paixão pela beleza, saúde e bem-estar a levou aos Estados Unidos, onde estudou Medicina Estética na American Society of Anatomy, ampliando sua visão e experiência internacional. Hoje, Dra. Paola é pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade UNINGÁ – Ipemce e atua como monitora de pós-graduação em Implantes Infiltrativos, além de ministrar cursos para outros profissionais médicos, compartilhando sua vasta experiência.
Remodelação glútea: cerca de 60 pacientes por mês
Há cerca de quatro anos, a médica descobriu o universo da remodelação glútea, uma especialidade que transforma não apenas a estética, mas também a autoestima das pacientes. “Tem sido um dos procedimentos mais procurados na minha clínica. Recebemos aproximadamente 800 mensagens mensalmente no celular da clínica, e eu atendo 60 pacientes ao mês. No entanto, mais importante do que a quantidade, prezamos pela qualidade e exclusividade no atendimento. Nosso objetivo é atender mulheres que compreendem e valorizam um tratamento personalizado, único e assinado por mim, que alia beleza e naturalidade aos sonhos individuais de cada paciente”, ressalta a especialista.
Em sua clínica, localizada em Balneário Camboriú, ela recebe pacientes vindas de diversas partes do Brasil e do mundo, como Havaí, Rússia, Argentina e Estados Unidos, comprovando o alcance e reconhecimento internacional do seu trabalho. “Atendemos especialmente mulheres na faixa etária entre 25 e 55 anos, que desejam corrigir depressões trocantéricas, empinar, projetar e dar mais harmonia ao bumbum, e buscam por procedimentos que promovam resultados naturais e elegantes. Muitas já tentaram treinos específicos e alimentação adequada, mas ainda assim procuram um resultado mais refinado e duradouro. O mais interessante é que cada paciente chega com uma expectativa única, e meu papel é oferecer um resultado natural, seguro e que valorize cada corpo de forma personalizada”, explica.
O valor médio desse procedimento, que é assinado pela Dra. Paola Telles, varia entre R$ 20 a 60 mil, dependendo do tipo e da extensão do tratamento escolhido pela paciente.
Mercado competitivo: como se destacar?
O mercado da estética é dinâmico e altamente competitivo, com grande potencial de crescimento principalmente no Brasil, que é o terceiro maior mercado de estética, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Segundo a Dra. Paola, o verdadeiro diferencial está na excelência, personalização e atualização constante. “Para me sobressair, invisto continuamente em estudos, pós-graduações e capacitações internacionais, trazendo técnicas inovadoras e exclusivas, que garantem resultados eficazes e seguros. Cada paciente recebe uma experiência única e personalizada, através de um plano de tratamento individualizado, respeitando sua anatomia e objetivos, sem padrões predefinidos”, esclarece. Ela indica que, desde o primeiro contato pelo WhatsApp até o acompanhamento após os procedimentos, é o cuidado individualizado que traduz o compromisso em tratar cada cliente exatamente como ela e sua equipe gostariam de ser tratados, o que tem impulsionado um crescimento exponencial e gerado reconhecimento e valorização de forma natural.
Além da remodelação glútea, outros procedimentos que são bastantes solicitados por seus pacientes são o “Bioincion”, um protocolo exclusivo desenvolvido por Paola para tratamento eficaz da celulite, e a “Lipofracionada”, também uma técnica autoral e inovadora criada para tratar gordura localizada e proporcionar contorno corporal harmonioso. Na área facial, procedimentos como bioestimuladores de colágeno, preenchimentos faciais e toxina botulínica são campeões de busca, além de oferecer um Centro de Tecnologias avançadas, que garante um cuidado integral e completo para cada paciente.
“O resultado desses tratamentos transcende a estética. Os pacientes vivenciaram ganhos expressivos em bem-estar, autoestima e autoconfiança. “É visível a felicidade ao voltar a vestir roupas que haviam sido abandonadas, colocar um biquíni para ir à praia sem inseguranças ou, simplesmente, renovar o prazer de se olhar no espelho. Esse empoderamento e segurança pessoal são conquistas que vão muito além da beleza física”, enfatiza”.
Sentindo esse sucesso, uma vez por mês ela atende em São Paulo e os projetos de expansão não param por aí. Para 2025, a médica promete trazer algo inovador, que em breve terá mais detalhes, pois ainda está em fase de produção. “Paralelamente, estou cursando pós-graduação em Nutrologia, o que irá agregar ainda mais valor e complementar o cuidado integral que já oferecemos. Meu objetivo com essa formação é trazer tratamentos inovadores, especialmente direcionados ao lipedema e à obesidade, condições que atualmente afetam milhares de mulheres em todo o mundo. Acredito que essas novidades vão fortalecer ainda mais nosso compromisso com resultados positivos, excelência no atendimento e qualidade de vida dos pacientes”, finaliza.