Ginecologista Laura Sieiro Ribeiro Costa fala sobre cirurgia que permite diminuir os pequenos lábios vaginais

A médica diz que o procedimento é recomendado em casos de dor ou incômodo estético

Nos últimos anos, as mulheres, muito mais do que preocupadas com a beleza do rosto e do corpo, têm dado atenção especial à área íntima, no que diz respeito às alterações funcionais e anatômicas da região e à estética. E um dos procedimentos mais populares é a ninfoplastia, labioplastia ou cirurgia íntima. De acordo com a ginecologista e obstetra Laura Sieiro Ribeiro Costa o procedimento visa diminuir os pequenos lábios vaginais.

“É importante saber que os pequenos lábios têm a função de proteger a vagina e por isso essa cirurgia é recomendada, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual, ao andar de bicicleta, colocar roupa mais apertada, por exemplo”, explica a médica.

De acordo com a profissional, a cirurgia mais realizada pelos ginecologistas e cirurgiões plásticos é a labioplastia convencional, na qual é feita a amputação dos pequenos lábios não preservando o vaso sanguíneo principal, responsável pela circulação do pequeno lábio, podendo então gerar um aspecto de micropênis, ter mais deiscência da sutura e deixar uma cicatriz na borda do lábio. Por isso, ela faz um procedimento mais moderno.

“A cirurgia realizada por mim é uma técnica Polonesa, chamada Labioplastia Perfeita de Dewedge, na qual há preservação do principal vaso do pequeno lábio, retirada do excesso do pele (não causando a impressão de aumento do clitóris),  fechamento da comissura (dando a impressão de uma vulva mais fechada quando está em pé) e cicatriz embaixo dos lábios pequeno  (não visível)”, destaca.

O procedimento é feito com laser e exige cuidados. “A cirurgia é realizada com Laser de CO2, sangramento mínimo e poucas complicações. Paciente recebe alta no mesmo dia e o pós-operatório pode  sangrar e ficar inchado , sendo importante repouso por alguns dias e gelo no local’, finaliza.