Segundo Débora, sua trajetória profissional, que envolveu a atuação em empresas dos segmentos de luxo, do varejo e de bens de consumo, foi primordial para sua atuação no INER. “Minhas experiências profissionais foram o que me fizeram ter um olhar bastante ampliado do mercado de uma forma geral. Dentro das empresas que trabalhei, atuei nos departamentos de gestão de relacionamento, negócios, eventos, marketing digital e branding e tudo isso fez com que eu me tornasse uma executiva com perfil generalista”, conta.
Para ela, essa especificidade no mercado fez com que expandisse ainda mais seus conhecimentos. O setor colchoeiro é muito diferente de todos os outros segmentos que trabalhei, especialmente pela concorrência e movimentação constante. Esse é um mercado que tem me motivado muito, porque ainda requer muito desenvolvimento o que para mim estimula insights criativos e representa inúmeras oportunidades de realização”, ressalta Fernandes.
O Instituto foi pioneiro ao desenvolver a “Tabela de Biotipo”, que é a primeira norma técnica para colchões de espumas do Brasil, o que mudou a forma como as empresas fabricam e a maneira como os consumidores compram colchões nos últimos 40 anos. Quatro décadas após sua fundação, o Instituto continua a liderar o segmento, impulsionando o desenvolvimento de pesquisas e normativas para dar diretrizes ao desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade no país, tudo isso sob os pilares da sustentabilidade e da responsabilidade social.“Meu grande desafio no INER – Pró-Espuma é transformar a forma como as pessoas compram e vendem colchões, já que, durante minha imersão, pude perceber que a jornada do consumidor ao comprar um colchão não é satisfatória, não existe uma linearidade ou um padrão de recomendação no mercado”, aponta. Além disso, quando o consumidor vai em busca de um colchão ele não está simplesmente buscando um produto, ele está buscando uma melhor noite de sono, e o varejo precisa estar apto a se conectar e ter o total entendimento da necessidade individual desse cliente. Vale ressaltar que a diretora-executiva fez uma imersão de seis meses no mercado colchoeiro para aprender, na prática, tudo que precisava para aprimorar ainda mais seu trabalho. “O selo Pró-Espuma é um exemplo de inovação para o mercado colchoeiro, porque trouxe parametrização nas normativas e ajudou as empresas e lojas a transmitirem mais credibilidade para o consumidor final”, pontua a especialista.
De acordo com a executiva, a inovação, na atualidade, está relacionada ao ato de se conectar. “Inovar é, agora, melhorar a experiência do consumidor no segmento colchoeiro. Precisamos nos conectar para transformar as pessoas que estão à frente dos negócios nesse mercado”, finaliza.