Especialista Nilton Pedreira prevê mudanças no mercado e reforça a importância de investir em relações de qualidade.
A contagem regressiva para o encerramento do ano vigente se aproxima, e muitos já começam a preparar a lista de conquistas a serem alcançadas. Para diversos brasileiros, a tradicional mensagem “Ano Novo, Vida Nova!” estará diretamente associada ao campo profissional. Alguns celebrarão a conquista de um novo emprego, enquanto outros precisarão recorrer à sua rede de relacionamentos, o chamado networking, para encontrar novas oportunidades no mercado.
Segundo um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o Brasil registrou, entre janeiro e outubro, um aumento significativo no número de demissões a pedido, totalizando mais de 7,2 milhões de trabalhadores que solicitaram desligamento. Esse número representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2023. O encerramento do último bimestre (novembro e dezembro), período marcado pela entrega de resultados por líderes de departamentos, pode intensificar reestruturações e desligamentos de colaboradores.
Para o especialista em networking e netweavingNilton Pedreira, é essencial que as pessoas entendam que o tema não se limita a eventos pontuais, mas deve ser tratado como um processo estratégico, estruturado e intencional. Ele destaca que a essência do networking está na criação de conexões reais e intencionais, baseadas na confiança, no respeito e no interesse mútuo.
“É muito mais do que um jogo de interesses. Trata-se de construir e nutrir relações humanas autênticas que não apenas ajudam na carreira, mas também enriquecem a vida pessoal”, explica Pedreira. “Diante da previsão de um cenário de mudanças, como o que enfrentaremos em 2025, ser capaz de manter uma rede de contatos sólida e verdadeira será um dos maiores diferenciais. Se você tratar cada relação com genuinidade, empatia e ética, estará não apenas se posicionando para novas oportunidades, mas também criando um círculo de apoio que vai muito além de um simples ‘favor’ ou ‘pedido’.
Networking não é sobre coletar nomes ou simplesmente ser visto, mas sim investir em relações que realmente fazem sentido e que podem evoluir com o tempo. No fundo, as melhores oportunidades muitas vezes surgem de quem você conhece, mas também do que você compartilha com essas pessoas, mostrando que realmente se importa”, completa o especialista.
A revolução tecnológica, aliada às mudanças organizacionais do mercado empresarial, muitas vezes leva ao esquecimento de uma comunicação frequente com contatos importantes. “Retomar o contato depois de um tempo pode ser delicado, mas o segredo é ser autêntico. Em vez de simplesmente pedir algo, procure compartilhar algo relevante e de interesse mútuo. É importante mostrar que você pensou na pessoa, que se lembra dos detalhes da relação de vocês e que está genuinamente interessado no que ela tem feito. Isso faz toda a diferença.
Não tem problema se já passou algum tempo – o importante é dar o primeiro passo com empatia e algo que realmente agregue, sem parecer forçado”, orienta Pedreira.
Com 25 anos de atuação no mercado, o especialista ressalta a importância de selecionar uma boa plataforma de rede social, com destaque para o LinkedIn, ferramenta amplamente adotada por gestores no mercado atual. “Sempre recomendo o LinkedIn. Porém, a melhor ferramenta será aquela que permita um contato direto com a pessoa, mantendo uma relação profissional e possibilitando interagir com atualizações e notícias do setor. Para relações mais próximas, onde o contato é mais direto, canais como WhatsApp ou Telegram também funcionam.
No entanto, o que realmente importa não é a plataforma em si, mas a frequência e a qualidade da comunicação. O foco deve estar no valor da interação: uma mensagem sincera, um gesto de reconhecimento, um simples ‘Como você está?’ pode ser mais poderoso do que qualquer e-mail corporativo”, conclui Nilton Pedreira.