Presidente da Embratur destaca importância de São Paulo para o desenvolvimento do turismo brasileiro O

Fundação 25 de Janeiro apresenta sua nova marcae a campanha Stopover SP / Topo Ver SP

“É preciso reconhecer a importância do papel de São Paulo para o desenvolvimento do turismo”. A afirmação é do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante apresentação, realizada ontem (13/8) em São Paulo, sobre Estratégias de Promoção Internacional. Freixo destacou que sua missão é “fazer o setor gerar emprego e renda e levá-lo a assumir seu papel político” e convidou o trade a um trabalho em parceria: “Podemos pensar e fazer juntos”, disse.

Em seguida, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, lembrou que, entre janeiro e junho, o Brasil recebeu 3,5 milhões de visitantes internacionais, aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. “De forma geral”, disse ele, o “market share do Brasil é baixo, excetuando-se alguns países, caso do Paraguai, que representa 27% do turismo internacional no País”.

Reis ressaltou ainda a parceria da agência com o Visite São Paulo para atrair eventos para o Estado e que pretende concluir o plano de marketing internacional até junho do próximo ano.

Ele destacou que a Embratur tem 18 ferramentas de promoção, entre as quais quatro campanhas de publicidade para o consumidor final e o público B2B, duas das quais ainda serão colocadas no ar.

Uma delas destaca a Amazônia como porta de entrada de visitantes internacionais no Brasil – e lembrou que “a Colômbia está posicionando essa região nos Estado Unidos”. Reis salientou que a agência criou a Galeria # Visite Brasil, uma experiência imersiva sobre a Amazônia, tema de uma ação a ser realizada em Nova York.

Fabio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competividade da Embratur, informou que a previsão de aumento da entrada de turistas internacionais no Brasil esse ano é de 11,8%. Ele falou ainda de um estudo que mostra o impacto dos eventos no desembarque de turistas nacionais e internacionais: “É de quase 40% na semana de realização”.

Em sua apresentação, Montanheiro deu detalhes sobre as novidades no site da Embratur, que incluem um painel sobre a chegada de turistas ao País, com dados sobre o país de origem e o portão de entrada; um estudo sobre a imagem e reputação do Brasil realizado com cerca de três mil turistas internacionais; um painel sobre receitas turísticas, outro sobre a malha aérea internacional, realizado em parceria com a Anac, e que vai incluir também a malha nacional.

Outras áreas serão sobre fretamento rodoviário, em conjunto com a ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre; operadores de turismo internacional que vendem o Brasil; empregos no turismo; e um painel sobre sustentabilidade, que vai mostrar a percepção do turista a respeito dessa prática no destino.

Também presente ao evento, o secretário municipal de Turismo, Rui Alves de Souza Junior, enfatizou que “a ferramenta mais importante para a evolução do turismo é a informação para o planejamento” e que é nisso que a capital “está investindo”.

Nova marca
O presidente da Fundação 25 de janeiro, Toni Sando, aproveitou o encontro para apresentar a nova logomarca da entidade, que tem 40 anos de existência e mais de 500 associados em toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Visite São Paulo Convention Bureau unifica as duas marcas principais da fundação: São Paulo Convention & Visitors Bureau, utilizada para atuação B2B, e Visite São Paulo, criada para dialogar com o público final.

Sando explicou que a união de ambas vem ao encontro do objetivo de ampliar o reconhecimento do que a entidade realiza em suas diversas frentes. “Suas atuações”, diz ele, “sempre foi muito bem delimitada e elas se complementavam. Entretanto, as novas tendências de mercado e do próprio trabalho de uma entidade de destino mostram suas atividades cada vez mais integradas, com tecnologias e novas demandas a partir dos eventos apoiados e captados. Assim, a união do B2B e B2C demonstra como as ações se conectam”.

StopOver
Toni Sando também deu detalhes sobre a campanha “StopOver SP / Topo Ver SP”, uma parceria entre o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que garante aos visitantes a oportunidade de explorar São Paulo durante suas conexões de voo.

Com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur SP) e a colaboração das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, os passageiros podem desembarcar em São Paulo, explorar a cidade e o interior por até três dias e retomar suas viagens aéreas sem pagar taxas extras.
Fotos: Greg Gregoragi Texto: Luciana G. Frei