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Unindo o útil ao fashion: Luciana Villanova fala da ascensão dos óculos-lupa

Loupe & Loupe começou há menos de quatro meses e já recuperou seu investimento inicial

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia estima que 90% dos usuários que passam mais de três horas por dia em frente a uma tela apresentam algum sintoma para a necessidade de usar óculos. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 35,8 milhões de brasileiros usam óculos de grau. E se esse item puder ser aliado também à moda fashionista? Foi exatamente isso que a empresária Luciana Villanova fez: transformou os tradicionais óculos-lupas em uma peça estilosa.

Com foco nas pessoas que têm vista cansada (presbiopia), segundo a empresária, o óculos-lupa não é só para quem precisa ver melhor, mas também para quem quer se sentir bem, ter um acessório que faça parte do visual e que traga praticidade sem abrir mão da elegância. Até hoje, a Loupe & Loupe lançou 100 unidades no mercado: 80 Loupes da primeira e única coleção chamada Vive la Fête e, agora, uma edição-cápsula de verão de 20 unidades (Beach Clubs).

Totalmente feitos à mão, são numerados, com materiais de alta qualidade e também reduzem impactos ambientais. “São quatro modelos com quatro variações de cores. O processo é demorado e exige a dedicação de uma equipe inteira. São feitos um a um, em acetato de celulose orgânico italiano e numeração de série para torná-los ainda mais exclusivos”, ressalta Luciana. As variações de cores são Champagne (cru), Cosmopolitan (rosa chiclete), Bloody Mary (vermelho) e Negroni (preto).

Cada unidade é vendida, em média, por R$ 2 mil. “Demora de 25 a 40 dias para ficar pronto. A coleção é feita 100% manualmente e são necessários 25 funcionários ou 50 mãos habilidosas”, pontua.

A empresária conta que a empresa foi lançada em outubro de 2024 e já recuperou seu investimento inicial, mas não revela valores. “Nosso faturamento foi o suficiente para continuarmos criando Loupes cada vez mais lindos em embalagens espetaculares, dignas de ficarem expostas como elementos decorativos”.

Expansão em 2025

Assim como toda empresa que está em ascensão e deseja continuar nesse ritmo, a Loupe & Loupe projeta tomar novos rumos além dos que já vêm trilhando, e um deles são as parcerias estratégicas. “Faremos uma collab com uma joalheria paulista, tornando-o uma joia utilitária literalmente, e uma segunda collab com uma marca esportiva”, conta Villanova.

Ainda totalmente on-line, a marca também sairá para as vendas no mundo físico. “No final de fevereiro venderemos em uma loja multimarcas super descolada, e em abril teremos um quiosque em um shopping de São Paulo. A loja física acontecerá no segundo semestre”, revela a empresária.

A marca surgiu da própria necessidade de Luciana ao ter que usar óculos após os 40 anos, mas ela acabava esquecendo o item em muitos lugares. Então, ao visitar um antiquário, teve a ideia do óculos-lupa. “Lá eu encontrei um óculos do século XVII que era dobrável, sem hastes, numa caixinha lindíssima. Nunca tinha visto algo assim. Fiquei fascinada e descobri que, por séculos os óculos eram assim, sem hastes e usados feito joias. Foi aí que pensei: por que não reinventar esse conceito para os dias de hoje? Mas queria que fosse prático, estiloso, um acessório que eu tivesse orgulho de usar”, relata. E, assim, criou uma empresa que cria lupas “disfarçadas” de joias.

O público-alvo são pessoas que buscam esse diferencial. “A marca foi feita para sonhadores de todos os gêneros e acima dos 40”, finaliza.